Agricultoras de Giruá participam do Festival de Pratos Típicos de Milho

0
137
views

A versatilidade do milho na alimentação humana foi mais uma vez comprovada no Festival de Pratos Típicos de Milho, realizado durante a Fenamilho Internacional, em Santo Ângelo, na quinta-feira (02/05). Oitenta e quatro pratos elaborados por representantes de 37 municípios coloriram as mesas do Festival, que chega a sua 10ª edição, em uma promoção da Emater/RS-Ascar e das Comissões de Eventos e de Agricultura da 19ª Fenamilho.
O evento é a culminância de seletivas municipais onde foram escolhidos os pratos salgados e doces, cujas receitas podem ser conferidas em um livro distribuído durante o Festival.

O Festival tem como objetivos: valorizar o milho produzido pela agricultura familiar que faz parte da cultura regional; fazer um trabalho educativo para o resgate e a produção de milho crioulo; incentivar o consumo de milho de forma saudável e diversificada na alimentação humana, ampliando o conhecimento sobre seu valor nutritivo; estimular a criatividade e resgatar receitas tradicionais e cotidianas elaboradas pelas famílias; e ser um atrativo e referencial da Fenamilho, culminância do trabalho educativo desenvolvido pelas equipes municipais da Emater/RS-Ascar da região.

No município de Giruá o trabalho foi coordenado pela Extensionista Rural Social da Emater Helena Sandri Zaltron, representando os Grupos de Mulheres do município Maria Helena Volkmer com a Pizza de Milho Verde e Ieda Feron Barichello com o Cupcake de Milho Verde, participantes dos Grupos de Mulheres de Esquina Santo Antônio e Entre Comandai. Estiveram prestigiando o evento o Vice Prefeito Municipal Antônio Carlos Dalla Costa, Assessora de Planejamento Econômico Fátima Schneider, Engenheiro Agrônomo da Emater José Claudio Lourega Reis e a Fisioterapeuta da Secretaria Municipal de Promoção Humana Ana Paula Ostrowski.