APAE –GIRUÁ, AUTODEFENSORIA UM PERTINAZ TRABALHO DE COMUNICAÇÃO E ATUALIZAÇÃO

A autodefensoria é um movimento desenvolvido pelas apaes, onde os alunos têm espaço para sugestões e ideias visando seus direitos.Tem a função de defender os interesses dos demais colegas da APAE, em que está inserido, sugerindo ações de aperfeiçoamento.

Ele é o porta voz de seus companheiros diante à diretoria da instituição e à sociedade é mais uma conquista para as pessoas com deficiência, na busca do crescimento e da autonomia. Autodefensores aprendem a lutar pelos seus direitos, a não ter preconceito.

Cada vez mais a sociedade configura-se de maneira complexa e multifacetada, exigindo que os educadores que lidam com a deficiência, tenham uma análise reflexiva e aprofundada acerca da questão.Deve-se levar em consideração, toda a totalidade que envolve a pessoa com deficiência, desde seus aspectos sociais’ políticos, econômicos e culturais. Pensar ou repensar nessa totalidade se faz necessário, para de fato, contribuir no exercício da democracia e autonomia.

Segundo Paulo Freire:”Aprender não é um ato findo. Aprender é um exercício de constante renovação”. Pensando na constante renovação que autodefensores, reúnem –se,para discutir sobre direitos e deveres e nesse momento estão agindo politicamente pois encontram em processo eleitoral,com edital de convocação para assembléia geral e eleições,discutindo com dez candidatos sua plataforma eleitoral,suas proposições para gestão 2020/2022.

Fonte:APAE Giruá

Publicidade