Carros com suspeita de clonagem são apreendidos em Operação Desmanche nas Missões

Um veículo em situação de busca e apreensão e vários carros com suspeita de clonagem foram apreendidos nesta quarta-feira (18/11) durante a 96ª Operação Desmanche em Santo Ângelo, nas Missões. Os veículos com suspeita de adulteração foram encaminhados a delegacia local para averiguação. O proprietário do estabelecimento fugiu do local com a chegada da Brigada Militar.

O estabelecimento também estava em situação irregular, sem alvará de funcionamento e sem equipamentos de prevenção de incêndios, além da verificação de crime ambiental por derramamento de líquidos poluentes no solo. Toda sucata automotiva será recolhida e encaminhada para reciclagem, o estabelecimento será interditado. A quantidade de sucata recolhida ainda está em apuração.

O major Alexander Pereira Cardozo, coordenador da Força-Tarefa Desmanches enfatizou a importância da integração no combate ao comércio ilegal: “Com a expertise de todas as instituições envolvidas na Operação Desmanche temos a otimização das ações integradas para combater a criminalidade. O resultado está refletido nas mais de 7 mil toneladas de sucata automotiva que a Força-Tarefa já tirou do mercado ilegal de peças veiculares”.

A Força-Tarefa desmanches atua desde 2016 no enfrentamento aos comércios irregulares de peças veiculares. O empenho e a integração da Secretaria da Segurança Pública, Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, DetranRS e Corpo de Bombeiros Militar têm se refletido nos indicadores de criminalidade envolvendo veículos. Em outubro, os roubos de veículos apresentaram queda recorde pelo segundo mês consecutivo, com 481 ocorrências em todo o Estado, frente aos mais de 900 veículos subtraídos no mesmo período do ano anterior.

texto: Lurdinha Matos/SSP

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul