Encontro de Mulheres e ações voltadas à agricultura familiar integram a Expogiruá

0
181
views

Inserido na programação da 14ª edição da Expogiruá e da 13ª Feira do Butiá, que seguem em Giruá até esta segunda-feira (11/03), o Encontro de Mulheres oportunizou momentos de integração e reflexão na sexta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher. O evento foi resultado da parceria entre Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura, através das secretarias municipais da Promoção Humana e da Educação, Conselho Municipal da Mulher e comissão organizadora da Expogiruá.

A coordenadora central da feira, Fátima Schneider, destacou a importância das múltiplas atividades das mulheres e do protagonismo conquistado. O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, reforçou a importância da parceria entre as diferentes entidades promotoras para a realização do evento, “oportunizando espaços importantes de debate, reflexão e crescimento enquanto comunidade”.

O prefeito de Giruá, Rubem Weimer, cumprimentou as entidades envolvidas com a organização do grupo de mulheres e reiterou a parceria existente ao longo do ano entre Emater/RS-Ascar e Prefeitura, que trabalham de forma conjunta no desenvolvimento de atividades no interior do município. “A realização deste evento no dia 8 de março é um presente que pode ser compartilhado no coletivo”, acrescentou.

Entre as lideranças estiveram presentes o presidente da feira, Airton Beutinger, a assistente técnica regional social e o supervisor microrregional da Emater/RS-Ascar, Vanessa Gnoatto e Rubens Tesche, a presidente do Conselho Municipal da Mulher (Comdim), Istel de Abreu Thomas, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Giruá, José Ribeiro Prestes, e a secretária municipal de Promoção Humana, Rita dos Santos.

O palestrante Edison Mota Prestes, professor Edinho, conduziu a palestra “Resiliência: capacidade de enfrentar e resolver problemas”, fazendo uma menção a todos os elementos dos quais somos constituídos, como herança genética, história, afeto e janelas de memória, e de que forma estes podem contribuir com a resiliência diante dos desafios cotidianos. Ao final houve sorteio de brindes e compartilhamento de lanches entre as participantes.

Emater/RS-Ascar na Expogiruá

Além do envolvimento na organização do Encontro Municipal da Mulher, a equipe da Emater/RS-Ascar – composta pelos engenheiros agrônomos Diogo Krann Danda e José Cláudio Lourega Reis, pela extensionista social Helena Sandri Zaltron e pela assistente administrativa Neiva Almeida – apoiou a organização do Seminário da Rota dos Butiazais, do Dia de Campo de Cultivares de Soja, do Seminário sobre Tecnologia e Mercado do Trigo e da palestra sobre Sistemas de produção de canola, realizados na quinta-feira (07/03).

No sábado (09/03) promoveu, em conjunto com a Secretaria da Educação e Cultura, o Balaio de Sabores, concurso gastronômico que revelou e valorizou receitas que levam o butiá como ingrediente principal. Entre os 22 pratos inscritos, destaque na categoria Doces a Taça Dourada, de Caroline Browers, que ficou em primeiro lugar; o bolo Xadrez de butiá, de Cláudia Lotermann, que recebeu a segunda colocação; e a Compota de butiá rosa, de Maria Elisabete Lima de Silva, que levou o terceiro lugar. Entre as receitas salgadas recebeu o primeiro lugar a Batata quente de butiá, de Sarleti Klahr; em segundo lugar o Arroz butiazeiro com atum, de Milena Barrichello; e na terceira colocação, os Tortéis de butiá, de Ieda Feron Barrichello. As receitas agridoces premiadas foram o Pão de milho com butiá, de Maria Salete Barrichello, em primeiro lugar; a Rabada à moda Giruá, de Suzete Browers, como segunda colocada, e o Pastel agridoce, de Carine Kronbauer, em terceiro lugar. Também foram premiadas com a primeira, segunda e terceira colocação, respectivamente, as bebidas Licor de butiá Jerivá, de Clari Manjabosco, Licor de butiá de Edelaine Bonesso, e o Licor de butiá com vodka, de Stasiak Licores e Vinhos.

Paralelamente também foram apresentadas e premiadas peças artesanais feitas a partir do butiazeiro. Observando os quesitos criatividade, inovação e histórico cultural, foram premiadas as artesãs Neiva Bonfanti Rosa, da empresa Ato Art, Maiara Bonfanti, da Apoena, e Luciana Paul Rucks, da Luartes.

No estande institucional, a Emater/RS-Ascar buscou conciliar propostas que contribuem para a segurança e soberania alimentar, inclusão social e produtiva e melhorias nas condições de trabalho. Chamou a atenção a apresentação das placas solares fotovoltaicas, como proposta de geração de energia limpa no meio rural, a exposição de 12 tipos de aspersores de irrigação, como alternativas para diferentes sistemas de produção, e aeradores da água para açudes com piscicultura.

O embelezamento de arredores com artesanato e plantas bioativas – condimentares, aromáticas e terapêuticas – destacou a importância da promoção de ações de bem-estar e de saúde. Inseridas na proposta do Programa Regional de Segurança e Soberania Alimentar, promovido pelo Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, incentivando e valorizando a produção de autoconsumo, foram expostas e distribuídas 300 mudas de batata-doce das variedades da Embrapa BRS Rubissol, BRS Cuia e BRS Amélia.

Com o lema “Produza mais, gaste menos e ganhe em saúde e nutrição”, o Programa Regional de Segurança e Soberania Alimentar passou a ser executado em 2017 nos 44 municípios que compõe a região administrativa de Santa Rosa. O objetivo é contribuir para a produção sustentável e diversificada de alimentos, com ênfase nos cultivos, criações e tecnologias, identificadas com a cultura e hábitos locais, promovendo a autossuficiência, segurança e qualificação alimentar, renda, saúde e qualidade de vida às famílias rurais.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195
www.facebook.com/EmaterRS

www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br
https://platform.twitter.com/widgets.js

Fonte: EMATER/RS