Enem: saiba como se preparar nos últimos dias antes da prova

Há menos de um mês das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os 5,1 milhões de participantes inscritos estão na reta final dos estudos. O exame ocorre em dois domingos, nos dias 3 e 10 de novembro, e tem quatro provas objetivas com 180 questões e uma redação.

 A dica do professor de matemática de Brasília (DF), Luiz Fernando Costa, neste momento final, é fortalecer aquilo que já estudou. “Não se preocupar muito em fechar todo o conteúdo. Ele vai passar com aquilo que ele já sabe. É interessante refazer provas do Enem para não errar aquilo que ele já estudou”, disse.

 Confira algumas dicas:

Dicas para o ENEM

O estudante Guilherme Lacerda, de 30 anos, está focado. A preparação “está intensa, um pouco exaustiva, mas bem focada nas minhas dificuldades e revisão de erros”, contou o mestre em farmacologia, que agora quer estudar medicina.

No entanto, segundo o professor Luiz Fernando, o ritmo de estudo não deve ser aumentado nas duas últimas semanas. “É interessante diminuir o ritmo, se preocupar muito com o psicológico, dormir bem, fazer um exercício físico para diminuir a ansiedade. Se preocupar mais com o psicológico do que com o estudo”, ensinou.

Isis Bernardes Imagem: TV BrasilEnsinamento que foi aprendido por Isis Bernardes, de 23 anos. O equilíbrio entre a revisão das matérias e esse cuidado com a saúde física e emocional é o segredo de estudo da jovem, que também sonha em estudar medicina. “Fico revisando as matérias para não errar mais o que eu estava errando. A gente chega no cursinho de manhã e sai à noite, mas tem que prezar pelo sono e alimentação boa para aguentar”, afirmou.

Saiba mais sobre o Enem.

Fonte: Governo do Brasil

Publicidade