Fórum Itinerante do Leite destaca desafios da mão-de-obra na atividade leiteira

0
70
views

“Os desafios da mão de obra, quando a produção está em boas mãos, os resultados aparecem” formam o tema transversal do 6º Fórum Itinerante do Leite, que acontece na terça-feira (26/06), no Instituto Federal Farroupilha (Iffar), campus Santa Rosa. A programação inicia-se na noite da segunda-feira (25/06), em uma recepção de lideranças e imprensa com mostra e degustação de produtos lácteos.

Às 19h de segunda-feira (25/06) indústrias e agroindústrias de diferentes pontos do Estado apresentam seus principais queijos na mostra de produtos lácteos, com harmonização de suco de uva e vinho colonial, produzidos por agroindústria da região. O ato será realizado com lideranças e imprensa da região.

O grande público será recepcionado no ginásio do Iffar na terça-feira (26/06), com abertura oficial e welcome milk, às 8h30. Nesta data são esperadas aproximadamente 800 pessoas vindas de diferentes pontos da região e do Estado, sendo confirmadas 15 excursões com transporte disponibilizado pelo Sindilat em excursões organizadas pela Emater/RS-Ascar. Será montada estrutura especial para que o evento aconteça com qualquer tempo.

Às 9h inicia-se a transmissão ao vivo pelo Canal Rural, sendo que o fórum contará com a apresentação da jornalista Kellen Severo. Na sequência haverá exposição da diretora-geral do Campus Santa Rosa do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Renata Rotta, do presidente do Fundesa, Rogério Kerber e do secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS, 0dacir Klein.

Às 9h25 inicia-se o primeiro painel com foco na sucessão familiar, cooperação e terceirização. Nele serão abordadas a importância da mão de obra e desafios a serem enfrentados na atividade leiteira, pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Ivar Kreutz; investimento na atividade leiteira para garantir a sucessão familiar, pela médica veterinária e produtora de leite em Tuparendi, Mariane Moz; e terceirização de atividades e cooperação entre produtores para viabilizar a produção de leite, com a gestora financeira e produtora de leite de Tuparendi, Marjori Ghellar.

O segundo painel, com foco no gerenciamento, inovação e automação inicia-se às 10h45. O médico veterinário da Emater do Paraná, Paulo Tadatoshi Hiroki, fala sobre o planejamento do parto das vacas para garantir férias para os produtores de leite. O administrador do Tambo Nólio, de Paraí (RS), explica a experiência de robotização da ordenha Ao final dos dois painéis, haverá participação de debatedores da Fetag-RS, da Farsul e do Sindilat-RS.

Os painelistas responderão perguntas do público presente no evento e dos telespectadores do Canal Rural, sendo que os questionamentos podem ser encaminhados pelo WhatsApp (11) 98524-0073 e pelo Facebook do Canal Rural (www.facebook,com/canalrural).

Às 12h15 será servido almoço no restaurante do Iffar. Às 12h35min os principais destaques do evento serão apresentados no Programa Mercado & Cia do Canal Rural.

Pela tarde, a programação contempla, a partir das 13h30, oficinassobre atividade leiteira sob o olhar das mulheres; produção orgânica de leite e laticínios; e clima e bem-estar das vacas leiteiras. Também haverá reunião técnica sobre tuberculose e bricelose na sala 213 do Iffar, com representantes da Seapi, Ministério da Agricultura, Fundesa e CCGL.

A previsão é que o encerramento da programação ocorra às 15h30.

A realização do evento é do Canal Rural, do Fundesa, do Sindilat-RS, do Sistema Farsul e da Fetag-RS. O fórum tem apoio técnico da Emater/RS-Ascar, do Instituto Federal Farroupilha – Campus de Santa Rosa e da Embrapa. O apoio institucional é da Associação Gaúcha de Leite (AGL), Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGSR), Arranjo Produtivo Local (APL) Leite, Associação das Pequenas Agroindústrias de Laticínios do RS (Apil), Gadolando, Jersey-RS, Coopermil, Cotrimaio, Faculdade de Horizontina (Fahor), Famurs, Fecoagro, Fundação Educacional Machado de Assis (Fema), Instituto Senai, Ministério da Agricultura, Ocergs- Sescoop, Prefeitura de Santa Rosa, Secretaria de Agricultura Pecuária e Irrigação (Seapi), Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), Sicredi e Unijuí.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Santa Rosa