Governo do Estado lança cartilha de conscientização sobre suicídio

 

Em meio às iniciativas do Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio realizada por diversos órgãos e entidades do país, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) lançou nesta quinta-feira (10/9) uma cartilha de conscientização sobre o tema para os servidores do governo estadual. O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é oficialmente 10 de setembro.

Idealizado pelo Núcleo do Programa de Saúde do Servidor e da Servidora do RS (Proser) do Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (DMEST), o material aborda os conceitos e dúvidas frequentes relacionadas ao assunto, mitos e verdades sobre o suicídio, fatores de risco e proteção, além de destacar formas de auxiliar e também onde buscar ajuda. O conteúdo foi elaborado pelas servidoras Carolina da Silva Pereira e Priscila Nassif da Silva, ambas integrantes da equipe do DMEST.

A cartilha de conscientização sobre o suicídio é a primeira de uma série produzida pelo DMEST com orientações sobre diversos assuntos relacionados à saúde. Os materiais serão disponibilizados ao longo dos próximos meses. Para o início de outubro está prevista a realização da 1ª Jornada de Saúde do Servidor Público e Estadual.

“Os números mostram que o suicídio é uma realidade mundial, por isso falar sobre este tema é tão importante. Pensar a saúde de forma global é fundamental, por isso seguimos atuando em diversas frentes de trabalho que visem à promoção de saúde aos servidores”, destaca a diretora do DMEST, Carla Bravo.

Acesse aqui a Cartilha Setembro Amarelo.

Caff iluminado

 

CAFF iluminado amarelo

Fachada do Centro Administrativo do Estado está com iluminação especial de conscientização sobre o Setembro Amarelo
Foto: Priscila Ely/Ascom SPGG
Desde o dia 1º, o Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), sede de diversos órgãos e secretarias do governo estadual, recebe iluminação amarela em lembrança ao mês de prevenção ao suicídio. A fachada leste do complexo receberá a iluminação especial até o dia 13.

Palestra Setembro Amarelo

Além do lançamento da cartilha, outras iniciativas alusivas ao Setembro Amarelo estão previstas ao longo do mês. A médica psiquiatra Glaydcianne Bezerra, do DMEST, será uma das palestrantes do evento promovido pela Associação Gaúcha de Peritos Legistas (Agapel) no dia 18 de setembro, a partir das 18h30.

A profissional abordará os desafios dos profissionais de Segurança Pública do Estado em meio aos riscos ocupacionais e suas interfaces com o risco de suicídio. Interessados podem se inscrever aqui.

Texto: Vagner Benites/Ascom SPGG
Edição: Secom

Fonte: Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Publicidade