II Noite cultural da EMEF Canova

0
32
views

A II Noite Cultural da EMEF Canova aconteceu na noite deste dia 01-11-2018, junto ao Ginásio da escola. O evento contou com apresentações do Grupo AME, Grupo este que é resultado de um projeto “Aprendendo com Música na Escola”, uma parceria com o Programa União Faz a Vida e o Sicredi, tendo como coordenador do Projeto na Escola o Professor Jair Ilton Herzog com a colaboração da professora Margô Obrigon e da Estagiária Analice Weschenfelder.
Este ano o Projeto teve como foco as Culturas Musicais presentes hoje na nossa sociedade.
Após a expedição investigativa feita junto à Comunidade Quilombola Correa do Distrito de São Paulo das Tunas e a Comunidade Alemã da Boca da Picada e em parte do Bairro Canova, discutimos com os alunos e analisamos toda a expedição e resolvemos trabalhar as culturas musicais relatadas na expedição. Em sala de aula pesquisamos sobre estas culturas, desde estilos musicais como instrumentos mais usados e também cantamos diversas músicas ligadas a estas culturas.
Neste evento foi apresentado o resultado obtido no decorrer do ano com este Projeto.
O Grupo AME apresentou algumas canções Gospel, Pop e Gaúchas. Tivemos apresentações de coreografia e ginastrada e também uma homenagem aos professores e diretores da Escola Canova.
A parte principal da II Noite Cultural ficou por conta de uma Apresentação Cultural onde o Grupo AME cantou uma música em cinco idiomas e seis estilos musicais diferentes: Cultura Brasileira – Estilo de Samba, Cultura Espanhola – Estilo de Salsa, Cultura Africana – Estilo de Batuque, Cultura Americana – Estilo de Rock, Cultura Alemã – Estilo de Bandinha, Cultura Gaúcha – Estilo de Vaneira. Enquanto o Grupo AME cantava a música nesses idiomas e ritmos, um casal vestido tipicamente de acordo com estas culturas fizeram a dança nos ritmos mencionados.
Para encerrar a noite tivemos apresentação do CTG Querência Crioula com algumas danças e show musical com alguns parceiros do projeto.
Tivemos a presença da Administração Municipal, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Câmara de Vereadores, Gerente do Sicredi da Agência de Giruá, da Coordenadora do Programa União Faz a Vida de Santa Rosa Senhora Tânia Pires de Almeida. O evento contou com um bom público entre pais, alunos, professores e comunidade em geral.
Agradecemos a todos nossos patrocinadores e colaboradores e a todos que nos auxiliaram neste evento.