Programa de gestão sustentável da agricultura familiar (PGSAF)

0
263
views

O programa, criado no início 2016 por um decreto do governo estadual, tem como objetivo geral, promover a gestão e a adequação socioeconômica e ambiental das propriedades rurais familiares do RS. O programa visa atender uma demanda levantada pelos próprios agricultores, que em várias reuniões, com entidades de classes indicaram a gestão do empreendimento rural como um dos gargalos para seu desenvolvimento.

O Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Giruá está realizando visitas para sensibilização sobre as regras do programa, elaboração dos diagnósticos iniciais e planos de gestão de 13 novas famílias que serão acompanhadas a partir desse ano. Até o momento são 29 famílias que recebem a assistência, sempre com uma visão sistêmica da propriedade, buscando a participação efetiva dos jovens e promovendo o bem-estar da família no meio rural.

A aplicação da planilha econômica, a elaboração dos planos de gestão das propriedades e o cronograma de execução das atividades que foram pactuadas, visam gerar indicadores técnicos, econômicos, sociais e ambientais para subsidiar as novas decisões e rumos dos investimentos na propriedade e também, organizar melhor a utilização do tempo e mão-de-obra da família.