Secretaria Estadual de Educação realiza “Bate-papo” com diretores da rede estadual

0
122
views

A Secretaria Estadual de Educação, iniciou na quinta-feira (1º), o Projeto “Bate-Papo com os Diretores”, que se estenderá até o início de abril. O objetivo é levar o grupo diretivo da SEDUC ao encontro dos diretores das 2.545 escolas da rede estadual. A primeira reunião aconteceu, em Ijuí, com a presença de 259 escolas.

Na sexta-feira (2), a segunda reunião foi realizada no auditório da Unijuí – campus de Santa Rosa, com os diretores de 244 escolas das Coordenadorias Regionais de Educação de Santo Ângelo (14ª), Santa Rosa (17ª), Três Passos (21ª) e São Luiz Gonzaga (32ª).

A abertura do encontro contou com apresentação de alunos e voluntários da Escola Estadual de Educação Básica Leopoldo Ost de Santo Cristo. Em seguida, o Secretário Estadual de Educação, Ronald Krummenauer, palestrou aos presentes. “Temos que pensar na escola do futuro, os métodos educacionais precisam evoluir na próxima década, novos modelos de aprendizagem estão surgindo e neste cenário de tecnologias, o papel do professor é cada vez mais importante”, declarou o secretário, que trouxe diversos dados e informações sobre o mercado de trabalho do futuro. Na sequência, a Diretora Pedagógica da Secretaria de Estado da Educação, Sônia Rosa, também conversou com os participantes refletindo sobre as competências a serem trabalhadas com os alunos.

Na segunda parte do evento, os diretores foram divididos em cinco grupos – cada um levado a uma sala da universidade. Enquanto o secretário dialogava com diretores em uma sala, em cada uma das outras quatro, um diretor de departamento da Seduc falava aos demais. Depois de uma hora de conversa com cada grupo, cada diretor e o secretário foram se revezando de sala, até que todos os representantes da Seduc falaram com todos os diretores de escolas. “Viemos aqui para escutar todos, e não vamos voltar a Porto Alegre sem dar chance para que todos se expressem, contem os problemas de cada uma das escolas”, afirmou Krummenauer. Se revezaram com ele nas salas, além de Sônia Rosa, os diretores Paulo Rezende (Logística) e Rogério Leal (Administrativo) e a assessora da Cipave, Marli Ludwig. “Nas salas de aula, os diretores deixaram claro que estavam ávidos por serem ouvidos pelo secretário, algo que muitos nunca haviam conseguido”, resumiu o diretor das Coordenadorias Regionais de Educação, Carlos Fraga, que também faz parte da comitiva de Porto Alegre que percorre o Estado.

A Coordenadora Regional de Educação da 14ª CRE, professora Enida Teresinha Lange Sallet, que também acompanhou o encontro, agradece a todos os diretores estaduais dos onze municípios de abrangência pela participação no evento e pelo empenho frente à suas escolas. Classificou a iniciativa da SEDUC como uma excelente oportunidade dos gestores exporem suas necessidades e conquistas. “Percebemos o interesse da Secretaria Estadual de Educação em promover uma maior aproximação das escolas, coordenadorias e SEDUC, buscando elementos que possam melhorar a qualidade do ensino”, disse.

Fonte: 14ªCRE