Tecnologias são apresentadas no Encontro do Milho em Santa Rosa

Do Grão à Nutrição, as principais etapas para o êxito na produção, manutenção da qualidade e aproveitamento do milho foram apresentadas desde terça-feira (11/02) até esta quinta-feira (13/02), na propriedade da família Racho, linha 15 de Novembro, em Santa Rosa. Agricultores vindos de 25 municípios participaram do Encontro do Milho, que contemplou dois dias de campo por dia, promovidos pela 2R Representações Agrícolas, com o apoio da Emater/RS-Ascar, Mimara Nutrição, De Heus, LG Sementes e Timac Agro.

Um dos organizadores do evento, o engenheiro agrônomo Roberto Racho destaca que se buscou mostrar o que de mais novo existe em tecnologia para a produção e manejo do milho, com informações alicerçadas na pesquisa.

Do pré-plantio à nutrição animal

Na primeira estação, orientações sobre fertilidade do solo e adubação para altas produtividades apresentadas por técnicos da Timac Agro. Os primeiros passos, segundo os técnicos, são a análise do solo e o planejamento de acordo com a expectativa de produtividade. Com a clareza do quanto se pretende produzir parte-se para a recomendação de uma adubação eficiente, levando-se em conta fatores como quantidade e disponibilidade de nutrientes, equilíbrio nutricional e uniformidade de distribuição.

Os participantes dos dias de campo também tiveram a oportunidade de conhecer híbridos de milho para produção de grão e silagem, na estação organizada pela LG Sementes.

Importante para a eficiência na redução de duplos e falhas no plantio, a tecnologia de semeadura foi abordada na estação de responsabilidade da J.Assy Agrícola. Cuidados na escolha dos aneis e dos discos, condições de plantabilidade e velocidade do plantio estiveram em pauta.

A irrigação como aliada para a manutenção e ampliação da produção foi apresentada na estação conduzida pelo extensionista rural do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, Marco André Junges. Melhorar a distribuição de água, permitir uma agricultura econômica, sustentável e estratégica, minimizar o risco do investimento, aumentar a produtividade das culturas, agregar valor à propriedade, possibilitar maior eficiência e facilitar a aplicação de alguns fertilizantes, permitir dois ou mais cultivos por ano numa mesma área, permitir a introdução de culturas com maior valor comercial e melhorar as condições econômicas da família foram algumas das razões apresentadas para investir em irrigação. Acesso ao crédito, políticas da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e questões técnicas também foram destacadas.

É preciso ainda manter a qualidade do que foi produzido, por isso, uma das estações abordou a temática da secagem e armazenagem de grãos. Os extensionistas da Emater/RS-Ascar Jonas da Silveira e Vanderlei Neuhaus apresentaram o protótipo de um silo secador de alvenaria, cuja proposta já foi implantada em mais de 300 propriedades da região.

Sob a ótica de uma produção de qualidade falaram também os técnicos das empresas De Heus e Mimara. O ponto ideal de corte e os cuidados para a qualidade da silagem do milho foram apresentados de forma didática, com orientações para o alto desempenho animal.

Técnicos da Cotrirosa e da Diamaju também destacaram a importância de uma silagem de qualidade, que passa, entre outros aspectos, pela correta armazenagem do alimento em lonas duráveis e com proteção contra o superaquecimento do silo.

Uma das grandes novidades apresentadas nos dias de campo foi a pulverização agrícola com drones para controle de pragas e doenças, prestação de serviços que está chegando à região através do técnico Diego Berthé, da Dronagro, empresa de Frederico Westphalen.

O extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Guilherme Dahmer, aproveitou a oportunidade para orientar sobre a vacinação e controle da febre aftosa, sendo que outras informações podem ser obtidas junto às Inspetorias Veterinárias dos municípios, vinculadas à Seapdr.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Santa Rosa
Jornalista Deise Froelich [email protected]
(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195
www.emater.tche.br

Instagram: @EmaterRS

Fonte: EMATER/RS

Publicidade