Emater/RS-Ascar faz cerca de mil novos projetos de microaçudes no RS

Emater/RS-Ascar faz cerca de mil novos projetos de microaçudes no RS

31 de janeiro de 2018 0 Por admin

No final da manhã desta segunda-feira (29/01), no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, foi assinado um convênio, entre o governador José Ivo Sartori e o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, para a construção de 979 microaçudes em 99 municípios do Rio Grande do Sul.

De acordo com o gerente técnico adjunto da Emater/RS-Ascar, Rogério Mazzardo, a Instituição é responsável pela elaboração de 967 desses projetos, “que serão executados com recursos de R$ 5 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, repassados ao Departamento de Infraestrutura Rural, Irrigação e Usos Múltiplos da Água (Dinfra) da SDR””

Outros dois importantes projetos para o desenvolvimento do Estado, em benefício de milhares de gaúchos, foram lançados na mesma ocasião. Um deles foi outra assinatura de convênio para execução de redes de água e redes pluviais, que levarão água encanada a mais de mil famílias nas zonas rurais, e redes pluviais a 17 municípios. As demais ações foram a entrega da Lei de Transferência de Trechos de Rodovias e a Doação de Imóveis para 34 municípios.

Entre as autoridades presentes estavam o presidente da Emater/RS em exercício, Lino Moura; os secretários estaduais da Fazenda, Giovani Feltes; da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, Rafaelle Di Cameli; do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini; do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori; dos Transportes, Pedro Westphalen; de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira; além do procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel; lideranças federais, estaduais, municipais e um grupo de funcionários da Emater/RS-Ascar.

Entre os 99 municípios contemplados estão Santo Ângelo, São Miguel das Missões e Giruá, sendo a região da Corede Missões a com mais municípios contemplados (25).

Fonte: EMATER/RS