Café com Butiá e Seminários foram atrações da Feira do Butiá

Café com Butiá e Seminários foram atrações da Feira do Butiá

20 de março de 2018 0 Por admin

A 12ª edição da Feira do Butiá foi marcada, na sexta-feira (16/03), pelo Café com Butiá e o seminário que discutiu a preservação e repovoamento de butiazais e desafios para a expansão do butiá. Engajaram-se na programação entidades como Embrapa, Emater/RS-Ascar, Associação Ecobutiá, Arede, Fepam e Setrem, bem como produtores de butiá e artesãos da região.

A importância da diversificação do uso do butiá e seu significado para o município de Giruá foram destacados pelo prefeito, Ruben Weimer, ao lembrar também que foi aprovado o projeto de lei, com intervenção importante da Emater. “Para que março seja o mês de preservação dos nossos butiazeiros, assim como procuramos dar a devida importância através da realização da feira”.

Os participantes acompanharam explanação dos biólogos Alexandre Huller e Elenir Dahmer Lihnauer, coordenadora do Balcão de Licenciamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), de Santa Rosa, sobre a conservação e repovoamento de butiazais, com ênfase na certificação de extrativismo. Também foi apresentada a experiência de agrofloresta e produção de açaí juçara no litoral norte do Rio Grande do Sul, pelo técnico e produtor Cristiano Motter.

Dicas de manejo e atenção a tratos culturais tiveram ênfase na fala do pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Ênio Sosinski Júnior. A proposta do projeto Rota dos Butiazais, resultado da parceria entre diversas universidades e instituições de pesquisa, incluindo a Embrapa, foi apresentada pela pesquisadora Rosa Lia Barbieri.

O ápice do evento foi a celebração do plantio de 63 mudas de butiazeiros no Parque de Exposições, correspondentes ao tempo de emancipação político administrativa de Giruá.

Na programação da sexta-feira à tarde também houve oficina de artesanato a partir do butiazeiro, resultado de parceria entre a Embrapa Clima Temperado, de Pelotas, e a Emater/RS-Ascar.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich