Emater/RS-Ascar auxilia no combate à erosão através do terraceamento

Emater/RS-Ascar auxilia no combate à erosão através do terraceamento

9 de agosto de 2019 0 Por admin

Com o clima chuvoso dos últimos anos, os problemas de erosão em lavouras ficaram ainda mais evidentes e motivaram técnicos e produtores a buscar alternativas que minimizem os impactos sobre a preservação do solo e resultados produtivos. Em São Paulo das Missões, por exemplo, o trabalho de promoção de práticas conservacionistas de solo, desenvolvido pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar, Júnior Kessler e Carlos Geuvani Kaefer, tem auxiliado os produtores interessados na demarcação e construção de terraços de bases média e larga.

A maioria dos produtores se mostra cientes que são necessárias diferentes práticas conservacionistas para o controle da erosão, desde boa cobertura do solo com palhada até o terraceamento, de acordo com cada caso”, avalia o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Júnior Kessler. Ele reitera que a exemplo do que ocorre em outros municípios da região, a equipe do Escritório Municipal tem atendido e segue no atendimento de muitas demandas dessa área.

No Noroeste gaúcho são diversas as ações orientadas pela Emater/RS-Ascar com vistas a preservar e melhorar o uso do solo, substrato fundamental para todo o tipo de produção agropecuária. O terraceamento, uma das práticas incentivadas, contribui para seccionar o escoamento superficial da água da chuva, reter e armazenar parte da água da chuva que não infiltra no solo, evitar a perda de adubos, herbicidas e inseticidas com as fortes enxurradas, deter o arraste dos nutrientes e pesticidas até os mananciais hídricos, além de auxiliar na redução das perdas de solo e água por erosão hídrica, assim como na conservação das estradas.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
[email protected]
(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195
www.emater.tche.br

Fonte: EMATER/RS