Administração municipal participou do Encontro Regional de Controle e Orientação

Nesta quinta-feira (06/04) o prefeito Ruben Weimer participou, juntamente com o Presidente da Câmara de Vereadores Luiz Fernando Copetti Desbesell, a Secretária de Gestão Financeira e Suprimentos Angelita G. Scherer, a Secretária de Administração Saveni Pazini, a Assessora Jurídica Riane Mucha, os contadores da Administração Municipal Alex Leimann e Samir Steinhorst, e o contador da Câmara de Vereadores Tobias de Oliveira, do Encontro Regional de Controle e Orientação, XIII ERCO (Encontro Regional de Controle e Orientação).

Realizado pelo TCE/RS, o encontro está sendo realizado hoje em Santo Ângelo, e conta com a presença do Presidente do Tribunal de Contas do Estado Marco Peixoto, Conselheiros e Auditores do TCE/RS, Presidente da FAMURS, entre outras autoridades Estaduais e Regionais. O ERCO que ocorre a cada dois anos, tem o objetivo de esclarecer as atividades de controle e fiscalização externa e promover a prevenção de irregularidades na administração pública. No evento, diretores e técnicos do TCE/RS abordam temas relacionados às boas práticas na gestão pública. Marco Peixoto Presidente do TCE/RS salienta, em seu pronunciamento de abertura do evento, a importância dos diversos prefeitos reunidos no dia de hoje, os quais devem ficar atentos com a gestão, que neste ano se inicia.

Participaram dos trabalhos realizados na parte da manhã e da tarde, mais de vinte chefes do Executivo da Associação dos Municípios das Missões (AMM), entre eles o presidente da entidade, Brasil Antonio Sartori (PP). “Extremamente importante este Encontro Regional de Controle e Orientação, especialmente pela aproximação do TCE com os prefeitos. Outro ponto positivo é que foi inaugurada na sede do Tribunal, em Santo Ângelo, uma sala especial de atendimento direcionado às demandas dos municípios”, ressaltou Sartori, que é prefeito de Entre-Ijuís.

Fiscalizar e colaborar
Prefeito de Guarani das Missões, Jeronimo Jaskuslki (PMDB)  destacou que “todas as palestras foram fundamentais aos administradores municipais, pois abordaram temas relacionados às boas práticas na gestão pública”. Na avaliação do prefeito de Roque Gonzales, João Haas (PP),  o ERCO foi de grande valia principalmente aos novos gestores, mas salientou que mesmo para quem já atuou como chefe do Executivo, sempre tem algo novo a aprender.

Os painéis do XIII Encontro Regional de Controle e Orientação (ERCO) foram ministrados por diretores e técnicos do TCE/RS. Eles destacaram que o papel do Tribunal de Contas do Estado não é somente fiscalizar as contas públicas, mas também auxiliar e colaborar com os gestores públicos municipais.

Fonte: Prefeitura Municipal de Giruá e Associação dos Municípios das Missões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *