Homenagem a Giruaense faz parte das comemorações do dia do soldado

Em homenagem ao giruaense Divo Uliano, foi descerrada a placa posta na Praça Tenente Aládio Ferreira, no último sábado(25), Dia do Soldado.

Através da Lei nº6657/2018 foi autorizado o Executivo Municipal a colocar um memorial na Praça Tenente Aládio Ferreira ao Pracinha Brasileiro Divo Uliano. Os Pracinhas Brasileiros formaram na Itália a única frente da América do Sul nos campos de batalha da Europa durante a 2ª Guerra Mundial.

O giruaense que foi da Força Expedicionária Brasileira(FEB) e participou da 2ª Guerra Mundial(1943-1945), onde desempenhou importantes funções, como ter participado da Batalha de Monte Castelo, que foi decisiva para a rendição das tropas alemãs no Vale do Pó. Em 1945, o pracinha Divo Uliano foi agraciado com uma Medalha de Campanha pelo General Zenóbio da Costa, com Diploma da Medalha de Guerra e Diploma do Teatro de Operações da Itália pelo General Comandante Nelson de Mello. Após retornar a Giruá, Divo Uliano trabalhou junto ao comércio, foi Juiz de Paz e trabalhou junto ao Foro local. O pracinha Divo Uliano foi um cidadão exemplar na comunidade local, o mesmo doou um terreno urbano para a então Comunidade Católica São Luis, no Bairro Hortêncio.

Estiveram presentes no evento, autoridades como o Chefe do Poder Executivo Municipal, Ruben Weimer, os ex-prefeitos Darci Uhry e Flávio Weschenfelder que também é autor do Projeto de Lei juntamente com a ex-vereadora Marelise Weschenfelder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *