Mês da Mulher deve reunir quase 12 mil pessoas na região

Na Fronteira Noroeste e nas Missões, o Dia Internacional da Mulher será celebrado em 36 eventos, com o envolvimento da Emater/RS-Ascar, que atua em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Será uma intensa programação ao longo do mês de março.

A primeira atividade ocorreu no domingo (1º/03), em São Paulo das Missões, onde foi realizado o 21º Encontro Municipal de Clubes de Mães.
Em torno de 300 pessoas participaram do evento, organizado pela Emater/RS-Ascar e pelo Clube de Mães Papoula, com o apoio da Administração Municipal, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Movimento das Trabalhadoras Rurais.

Foram diversas atividades realizadas no Salão da Linha Arabela, entre elas a palestra “Empoderar-se para ser feliz”, conduzida pela extensionista social do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, Vanessa Gnoatto, e o desfile de modas com as mulheres que fazem parte dos 20 Clubes de Mães, como forma de promover o bem-estar e a autoestima e fomentar a economia local. Ao meio-dia foi servido almoço e, à tarde, realizadas dinâmicas de confraternização. O Clube de Mães 14 de Junho, da linha Heloísa Sul, foi o escolhido para sediar a 22ª edição do Encontro, a ser realizada em 2021.

Vanessa, que coordena o trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) com mulheres na região de Santa Rosa, comenta que apenas nos eventos a serem realizados no mês de março estima-se mobilizar 11.950 pessoas.

Missões
O Encontro Municipal da Mulher de São Pedro do Butiá acontece na quarta-feira (04/03), promovido pela Emater/RS-Ascar e pelo Cras. Será na Linha Teresinha, a partir das 9h. Na programação, destaque para a palestra “Eu sou a Geração Igualdade: concretizar os direitos das mulheres”, com o professor Roque Antônio Strieder, almoço e momentos de confraternização.

Palestras sobre Igualdade de Gênero e Benefícios da Soja na Alimentação Humana e Bingo alusivo ao Dia da Mulher marcam a programação em Sete de Setembro, na quinta-feira (05/03). Será às 13h30, no salão da linha Estefânia, com previsão de participação de 130 pessoas.

Na sexta-feira (06/03), o 8º Encontro Municipal de Mulheres será realizado no salão da Igreja Luterana, em Dezesseis de Novembro, a partir das 9h15. São esperadas 450 pessoas no evento promovido pela Emater/RS-Ascar, Cras e Secretaria Municipal da Assistência Social, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Palestra sobre a resistência das mulheres na luta por direitos, bem como partilha de experiência da organização produtiva das mulheres, está na programação da atividade a ser realizada em Salvador das Missões, na sexta-feira (06/03), às 13h30. São esperadas em torno de 100 pessoas no Auditório da Escola Estadual João de Castilho.
Ubiretama também realiza o Encontro Municipal da Mulher nesta sexta-feira (06/03). O evento, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ubiretama, com apoio da Emater/RS-Ascar e Prefeitura, será no salão paroquial, a partir das 9h.

Roque Gonzales promove o 3º Encontro da Mulher, Família e Trabalho no sábado (07/03), no Clube Ser Olaria, a partir das 9h. Ainda no sábado, acontece o 8º Encontro comemorativo ao Dia da Mulher em Eugênio de Castro, às 14h, no Clube 25 de julho. Ações do Projeto Flor Mulher também marcam a programação do sábado em Porto Xavier. A partir das 9h são esperadas aproximadamente 900 pessoas no salão paroquial do centro.
Na segunda-feira (09/03), Mato Queimado realiza o Encontro de Mulheres, às 19h, no Centro de Convivência, em uma promoção da Prefeitura, Secretaria da Educação e Emater/RS-Ascar.

Em Caibaté, o evento alusivo ao Dia da Mulher será na terça-feira (10/03), às 19h. Cerca de 200 pessoas são esperadas na programação organizada pelo Cras em parceria com Emater/RS-Ascar, Prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Na quarta-feira (11/03), na Sede Campestre da Vila Santo Antônio, acontece o Encontro de Mulheres de Cerro Largo. O evento, que começa às 9h30, é promovido pela Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Nesta mesma data ocorre o Chá da Tarde De Mulher para Mulher, em Giruá, a partir das 14h, na sede da Congir.

O Fórum da Mulher será realizado em São Miguel das Missões na quinta-feira (12/03), às 14h, no Clube do centro. A atividade é promovida pelo Conselho Municipal da Mulher e Prefeitura, com apoio da Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
A quarta edição do Fórum Internacional Violência de Gênero: um desafio à sociedade contemporânea acontece na sexta-feira (13/03), em São Luiz Gonzaga. São esperadas 300 pessoas, às 13h15, no Salão de Atos da Universidade Regional Integrada (URI).

O Encontro das Mulheres Rurais de Rolador será no sábado (14/03), às 9h30, no Passo da Quaresma. Na programação, palestra com o tema “Eu Sou a Geração Igualdade: concretizar os direitos das mulheres”, almoço, bingo e sarau dançante.
Uma palestra motivacional acontece no salão da comunidade de Esquina Ivaí, em Bossoroca, às 14h do dia 17/03. O Chá das Mulheres, em Santo Ângelo, reunirá os Clubes de Mães da cidade e interior no dia 18/03, às 13h30, no salão da comunidade de Distrito União.

Fronteira Noroeste
Em Tucunduva, o Dia Internacional da Mulher será celebrado na quarta-feira (04/03), às 19h15, no salão paroquial. O Encontro é organizado pela Emater/RS-Ascar, Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e Prefeitura.
O Encontro Municipal de Mulheres de Santo Cristo será na quinta-feira (05/03), a partir das 9h30. O evento que acontece no CTG Rancho da Amizade é uma promoção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater/RS-Ascar e Cresol, com apoio de diversas entidades.
Ainda na quinta-feira (05/03) acontece o 23º Encontro da Mulher Tresmaiense. São aguardadas 400 pessoas no Salão da Comunidade de Progresso. Na programação, que segue entre 9h30 e 15h30, haverá palestras e momentos de descontração.
Inserida na 12º edição do evento “De Mulher para Mulher”, um encontro será realizado na sexta-feira (06/03), em Tuparendi. Em torno de 400 pessoas são esperadas no Clube União, a partir das 19h30.

Novo Machado terá seu Encontro de Mulheres também na sexta-feira (06/03). O evento começa às 9h30, no Salão Evangélico de Cristo, onde são aguardadas 250 pessoas.
O Jantar em homenagem ao Dia da Mulher, de Porto Mauá, também será na sexta-feira (06/03), a partir das 20h, no salão da Terceira Idade. São aguardadas aproximadamente 150 pessoas.

No sábado (07/03), haverá programação em cinco municípios da Fronteira Noroeste. O 31º Encontro de Mulheres de Cândido Godói deve reunir 400 pessoas, no salão paroquial, a partir das 10h. O Encontro da Mulher Alegriense, começa às 14h, no Clube 25 de Julho, em uma parceria do Cras, Administração Municipal e Emater/RS-Ascar. Na programação de Porto Lucena, haverá palestra informativa e musical Felicidade Presente, com análise da mulher contemporânea, ministrada por Marianita Ortaça. O evento começa às 13h30, no salão paroquial Nossa Senhora dos Navegantes. Já o 28º Encontro de Mulheres de Campina das Missões será a partir das 9h, no salão da comunidade de Linha 1º de Março, onde são esperadas 600 pessoas.

O 23º Encontro de Mulheres de Independência também será no sábado (07/03). A programação começa às 10h no salão evangélico do Centro, com previsão de público de 500 pessoas.

Em Santa Rosa, o 23º Encontro Municipal da Mulher acontece no domingo (08/03), na comunidade de Manchinha, a partir das 9h. É esperado um público aproximado de 600 pessoas, composto pelas famílias integrantes dos grupos organizados de 32 comunidades rurais.

Com o tema “Empoderamento e biodiversidade, a mulher como geradora de vida e guardiã de sementes e mudas”, o Encontro de Mulheres de Porto Vera Cruz será realizado na quarta-feira (11/03). A programação começa às 14h, no Pavilhão de Eventos.
O Encontro da Mulher Inhacorense, em São José do Inhacorá, também será na quarta-feira (11/03). Palestras sobre Direitos Previdenciários, saúde da mulher e apresentações artísticas estão na programação a ser realizada no Centro Comunitário Católico, a partir das 20h.

Na quinta-feira (12/03) será realizado o Encontro Municipal de Mulheres de Boa Vista do Buricá, às 19h30, no Clube Aliança. Nesta edição haverá show com a banda Barbarella, com músicas intercaladas com falas sobre a musicoterapia no cotidiano da mulher.
O 18º Chá com Aroma de Mulher será em Horizontina, na sexta-feira (13/03), às 19h30. São esperadas em torno de 700 pessoas no Centro de Convivência da Terceira Idade.
O 23º Encontro Municipal de Mulheres de Nova Candelária será no dia 20/03, às 19h30, no Pavilhão da Schweinfest. São aguardadas 500 pessoas no evento promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura.

Fonte: EMATER/RS