Prefeito de Giruá participou do lançamento do SIGA

Sistema Integrado de Gestão de Agrotóxicos desburocratizará trabalhos de manejo com agrotóxicos junto às empresas agrícolas.

 

Acompanhado por vereadores de Giruá, o Prefeito Ruben Weimer participou nesta terça-feira, dia 27 de junho, do SIGA – Sistema Integrado de Gestão de Agrotóxicos, ato realizado junto ao Palácio Piratininga, em Porto Alegre. Evento que contou com a presença do Secretário da Agricultura, pecuária e irrigação Ernani Polo, com a chancela do governador José Ivo Sartori. O SIGA é um sistema online que integra todas as operações relativas a este comércio no Estado, desde o registro de empresas comerciantes até a emissão da receita agronômica e utilização destes produtos. Diz respeito à rastreabilidade de uso em produtos agrícolas, gerencia a emissão de receitas, implanta o processo de coletas para análise de resíduos, disponibilizando um banco de dados atualizado.

“A partir da assinatura da Instrução Normativa que regulamenta o SIGA, o RS começará a ter informações concretas sobre este comércio, com respaldo oficial do Estado. Com estas informações sobre seu uso nas lavouras gaúchas, o Governo do Estado poderá propor políticas públicas específicas e mais detalhadas. O Sistema SIGA é um Sistema de Estado, e não de governo, e que veio para ficar e possibilitará que o Rio Grande do Sul dê um passo de extrema importância para o futuro agrícola gaúcho. Ressalto o importante trabalho e empenho da equipe da secretaria da agricultura que esteve envolvida nesta construção para viabilizar o sistema”, ressalta o secretário Ernani Polo.

Para administração municipal é muito importante planejar os próximos passos da agricultura. Atualmente no Estado, existem mais de 1400 empresas registradas, que, no passado, tinham a necessidade de enviar, na forma física,  as movimentações de compra e venda, gerando acúmulo de documentos, dificultando a análise.  Recentemente estes documentos já são mantidos na forma digital, em cada uma destas empresas. Agora, com o SIGA as empresas vão passar a enviar estes documentos, para dentro do SIGA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *