Programa “Óleo na Pia não!” fecha parceria com Cooperativa

Programa “Óleo na Pia não!” fecha parceria com Cooperativa

17 de setembro de 2018 0 Por giruaimprensapm

Recentemente, a Prefeitura firmou uma parceria com a cooperativa Coopersol de Santa Rosa, que receberá o Óleo de cozinha recolhido dos lares e comércio giruaense, transformando o mesmo em biodiesel e sabão.

A Administração Municipal deu origem ao Programa “Óleo na Pia Não!”, com o objetivo de dar destinação ecologicamente correta ao óleo de cozinha e através da cooperação com a Coopersol receberemos 100 barras de sabão a cada 300 litros de óleo. A Prefeitura já fechou parceria com as padarias Da Gulla, Nossa Casa, Império dos Sabores, Doce Sabor, Edione Dalsoto e Churrascaria Picanha na Brasa.

O óleo de cozinha usado em residências, bares e restaurantes acaba sendo jogado no ralo da pia ou mesmo nos vasos sanitários. Outras pessoas já preferem colocá-lo em algum recipiente vedado e descartá-lo com o lixo orgânico comum.

Entretanto, todos esses métodos de descarte do óleo de cozinha usado são meios de contaminação do meio ambiente, podendo poluir as águas, o solo e até mesmo a atmosfera,causando prejuízos econômicos e ambientais, quando o consumidor não é consciente e despeja indevidamente o óleo de cozinha usado na rede de esgoto ou nos lixões. Ao ser despejado na pia ou no vaso sanitário, o óleo usado passa pelos canos da rede de esgoto e fica retido em forma de gordura.

O sabão produzido será destinado as familia beneficidadas pelos programas sociais e também, a entidades socioeducativas.