Projeto Flores para Todos colhe resultados na Fronteira Noroeste

Com o intuito de divulgar a floricultura como alternativa de renda e de diversificação de culturas, além de contribuir com a autoestima dos produtores, os resultados do projeto “Flores para Todos”, na Fronteira Noroeste, foram conferidos a campo na última sexta-feira (13/12). Um dia de campo em Giruá reuniu lideranças, produtores e estudantes, que participaram de visitas técnicas a propriedades de Santa Rosa e Porto Vera Cruz, onde as flores serão comercializadas na Festa das Frutas, no próximo domingo (22/12).

A quarta fase do projeto de extensão contemplou 19 municípios do Rio Grande do Sul, em uma parceria entre a equipe PhenoGlad da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Emater/RS-Ascar, conveniada com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Nesta etapa, a produção de 13,2 mil hastes de gladíolos envolve 23 agricultores familiares e oito escolas da rede pública de ensino. “Com a produção local, encurta-se a cadeia, diminui-se o custo e se tem a possibilidade de conectar as pessoas na comunidade”, avalia o coordenador da Equipe PhenoGlad da UFSM, professor Nereu Augusto Streck.

Na região de Santa Rosa, o pontapé inicial foi no dia 23/06, com a capacitação de professores e alunos da Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste, bem como técnicos da Emater/RS-Ascar e produtores, com o objetivo de aprender mais sobre a floricultura na prática e produzir as flores para a decoração da formatura do 3º ano.

Na ocasião também foi acertado que a iniciativa iria contemplar produtores de outros municípios na região de Santa Rosa, fazendo com que agricultores familiares locais produzam hastes de gladíolos para fornecimento ao mercado local. Assim, as iniciativas foram para além da escola, abrangendo também produtores de Santa Rosa e de Porto Vera Cruz, bem como a Escola Municipal de Ensino Fundamental Agrícola de Tempo Integral São Miguel Arcanjo, de Giruá, e com Assistência Técnica da Emater/RS-Ascar.

A extensionista rural social da Emater/RS-Ascar, em Giruá, Helena Sandri Zaltron, relata que o projeto chegou ao município em uma demanda da produtora Simone Kronbauer, que sugeriu a implantação do projeto. Em contato com o Escritório Regional da Emater/RS-Ascar e com a equipe PhenoGlad, da UFSM, o projeto foi apresentado e passou a ser executado na região. “Em um primeiro momento foram implantados 40 bulbos e, depois, mais 360, somente em Giruá”, relata.

Escola e comunidade conectadas em Giruá
Em uma parceria entre a Emater/RS-Ascar, a equipe PhenoGlad da UFSM, Escola São Miguel Arcanjo e Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Giruá, foi realizado na sexta-feira (13/12) o dia de campo, que apresentou os resultados do Projeto, ao mesmo tempo em que foram abordadas temáticas importantes para a diversificação da fonte de renda, embelezamento de arredores e promoção do bem-estar social.

Na abertura do evento, realizado na Escola da localidade de Mato Grande, estiveram presentes o prefeito de Giruá, Ruben Weimer, o vice-prefeito, Antônio Carlos Dalla Costa, o vice-diretor da Escola, Alberto Spies Klein, a secretária Municipal de Educação e Cultura, Denise Weber, o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, José Cláudio Lourega Reis, e o coordenador da Equipe PhenoGlad da UFSM, professor Nereu Augusto Streck.

Em uma das estações temáticas, o público pode acompanhar informações sobre o manejo para produção de hastes e bulbos de gladíolos, ministrada pelo professor da Escola São Miguel Arcanjo, Lucas Palmeira, e Verônica Fuzer Guarienti e Paola Ana Buffon, integrantes da Equipe PhenoGlad da UFSM, com participação da aluna do 5º ano, Danieli Mendonça Macht, que representou os estudantes que cultivaram as flores na escola.

O horto medicinal, seguindo o relógio do corpo humano, implantado pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Escola, também foi abordado no dia de campo. Orientações sobre o uso de plantas medicinais foram apresentadas pelos extensionistas rurais do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, Lisete Primaz e Jorge João Lunardi, e pelo professor da Escola São Miguel Arcanjo, Milton Cézar Almeida. A criação de abelhas sem ferrão foi orientada em outra estação, pelo extensionista rural do Escritório Regional, Joney Braun.
O dia de campo foi acompanhado também por alunos da Escola Estadual Duque de Caxias, interessada em ingressar na quinta fase do Projeto Flores Para Todos, em 2020.

Visitas Técnicas em Santa Rosa e Porto Vera Cruz
Em Santa Rosa, os gladíolos foram cultivados na propriedade de Lisete Bergmann, no Rincão dos Souza, e de Haidi Ivete Schmidt, de Esquina Louro. Ambas propriedades receberam visita técnica da Equipe PhenoGlad e dos extensionistas rurais do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Claudemir Gilberto Ames e Diogo Danda.

A intenção das feirantes, que estão iniciando a colheita, é que as hastes de gladíolo sejam comercializadas para as festas de final do ano, no Mercado Público Eclair Moraginski.

Nas propriedades de Santa Rosa foi feito o tutoramento das plantas do canteiro e apresentadas orientações sobre a colheita das hastes e dos bulbos, sob a supervisão da equipe técnica do PhenoGlad com acompanhamento dos extensionistas do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar.

Em Porto Vera Cruz, foram implantadas quatro variedades, totalizando 200 bulbos, na propriedade de Diva Maria Ludwig Neis e José Silfredo Neis, localidade de Linha São José. Foram implantados as variedades Jester, Red Beauty, T 704 e White. As flores serão comercializadas na Festa das Frutas, que acontece no próximo domingo (22/12), no município, e na feira municipal de Porto Vera Cruz e Porto Lucena.

Os extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar Gilberto Barbaro e Neiva Bencke, acompanhados da equipe do projeto PhenoGald orientaram sobre a colheita e armazenamento das hastes e dos bulbos. Na visita também foi recomendada a implantação de sombrites para evitar danos em função do calor e do sol forte, ideia que já foi colocada em prática no sábado (14/12), um dia após a visita.

Foto: José Schafer

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Santa Rosa
Jornalista Deise Froelich
[email protected]
(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195
www.emater.tche.br

Instagram: @EmaterRS

Fonte: EMATER/RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *