Sicredi União RS contempla 245 projetos no Fundo Social 2019

Sicredi União RS contempla 245 projetos no Fundo Social 2019

23 de agosto de 2019 0 Por admin

A Sicredi União RS, instituição financeira cooperativa, apresentou os projetos contemplados com os recursos disponibilizados pelo Fundo Social 2019, lançado ano passado. Foram inscritos 437 projetos, destes, 433 projetos foram habilitados para a segunda fase e 245 contemplados. Todos eles podem ser conferidos no site: sicrediuniaors.com.br/fundo-social. Giovani John, Diretor Executivo da Sicredi União RS, diz que a cooperativa espera atender cada vez um número maior de entidades. “Pretendemos contemplar cada vez mais projetos, no entanto, isso depende diretamente do resultado da cooperativa e da concentração dos negócios de seus associados, visto que o valor destinado varia conforme o resultado da cooperativa, e necessita aprovação dos associados, em assembleia, se destinam ou não parte do resultado ao Fundo Social”, explicou John.

Em dois anos de Fundo Social, já foram destinados mais de R$ 2,6 milhões para os municípios da área de atuação da cooperativa. Este ano, em  assembleia os associados optaram por destinar 2,5% do resultado de 2018, equivalente a R$ 1.517.789,47, para o Fundo Social 2019. Sidnei Strejevitch, presidente da Cooperativa, explica que quem viabiliza isso são os associados ao realizar suas movimentações financeiras com a
cooperativa, gerando o resultado econômico que financia o resultado social. “O Fundo Social objetiva contribuir ainda mais com o desenvolvimento da região e vem ao encontro da prática de um dos sete princípios do cooperativismo: interesse pela comunidade, que visa, justamente o desenvolvimento sustentável das comunidades”, disse Sidnei.

Após recebido o recurso, as entidades executarão os projetos até o dia 29 de novembro e deverá constar em ata o recebimento do recurso, a finalidade e o registro do compromisso com a correta aplicação do valor recebido. Neste período haverá uma visita aos projetos para acompanhar a utilização dos recursos.

O Fundo Social
Tem o objetivo de apoiar entidades sem fins lucrativos na realização de projetos das áreas de educação, cultura, esporte, saúde, segurança e meio ambiente. É formado por 2,5% do resultado da cooperativa no ano anterior (após pagamento de juros ao capital e destinação ao fundo de reserva dos valores em prejuízo recuperados de exercícios anteriores), sendo 20% distribuído entre todas as agências e o restante rateado na proporção do número de associados (40%) e resultado (40%) de cada agência. Os coordenadores de núcleo avaliam os projetos e definem os classificados.

Fonte: Sicredi