Trabalho com grupo de mulheres é celebrado em Giruá

Culminância do trabalho realizado junto a 19 grupos organizados de mulheres ao longo de todo ano, o 4º Encontro dos Grupos de Mulheres de Giruá foi realizado na sexta-feira (06/12), na sede da Congir. Estiveram reunidas mais de 200 pessoas integrantes de grupos assistidos pela Emater/RS-Ascar, em convênio com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Cras volante e grupos de Terceira Idade.

No evento promovido pela Administração Municipal, Emater/RS-Ascar e Secretaria Municipal da Promoção Humana, o prefeito de Giruá, Ruben Weimer, que na oportunidade esteve acompanhado do vice-prefeito, Antônio Carlos Dalla Costa, destacou a importância de manter as comunidades vivas e fortalecidas. “Parabéns a vocês que desempenham esse papel e que unidas constroem e dão vida a nossas comunidades”, destacou.

O chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, José Claudio Lourega Reis, destaca que através do trabalho de assessoramento aos grupos chega-se a mais de 500 mulheres do meio rural do município de Giruá, atingindo todas as comunidades, discutindo temas importantes para sua qualidade de vida e geração de renda. “São mulheres que nos apoiam, que nos conduzem e é a demonstração de sua satisfação que nos motiva, nos entusiasma em fazer cada vez mais, contando com a parceria da Administração Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e de diversas entidades”, destacou.

O gerente regional da Instituição, Ademir Renato Nedel, reiterou o propósito existente na realização destes encontros de valorização das pessoas, das mulheres e de suas famílias. “Para além do evento, existe um trabalho continuado realizado junto aos grupos de mulheres e, por isso, precisamos agradecer a parceria da Administração Municipal”, afirmou.

O secretário municipal de Promoção Humana, Hoseias Oliveira da Silva, destacou que a equipe de trabalho preparou tudo com muito carinho. “É muito gratificante ver as pessoas que propuseram deixar seus afazeres diários e sentiram-se motivados em estar aqui, neste momento de confraternização e busca de conhecimento”, saudou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Ribeiro Prestes, reconheceu o trabalho entre parcerias que está sendo realizado em diferentes áreas com vistas a contribuir com o desenvolvimento do meio rural. “Sou testemunha do trabalho realizado, por exemplo, o Programa Brasil Sem Miséria voltado ao meio rural realizado há alguns anos e a retomada do Sol a Sol em 2019, após 30 anos sem o evento”, afirmou ao acrescentar que “essa integração entre comunidades e famílias marca a vida de cada um”.

“Escolhendo ser feliz” foi o tema da palestra conduzida pela especialista em liderança, gerenciamento de pessoas e coaching, Viviane Borgethi, que ressaltou a importância de desafiar-se, de uma vida de gratidão e foco. Além da palestra, a programação contou com momentos de confraternização, como exposição de peças artesanais feitas por grupos assistidos pelo Cras, distribuições de mimos pelo Papai Noel, dinâmicas, almoço e lanche compartilhado.

A extensionista social da Emater/RS-Ascar, Helena Sandri Zaltron, destaca que, ao longo do ano, os grupos de mulheres são assistidos periodicamente em ações como segurança e soberania alimentar, artesanato, inclusão social e produtiva, melhorias das condições de trabalho, promoção da saúde e bem-estar, defesa e garantia de direitos, entre outros.

Fonte: Emater

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *